publicado por adm | Terça-feira, 27 Abril , 2010, 23:51

Metal diminui em até 50% o peso dos veículos e aprimora sua performance e potência

A retomada de vendas de veículos - que foi favorecida pela redução do IPI - deu novo fôlego para um segmento de negócios que já apresentava vendas em alta: a utilização do alumínio no setor de autopeças. Líder mundial em laminados e reciclagem, a Novelis é uma das empresas que vêm ampliando suas vendas para este setor e prevê incremento de negócios em função das crescentes aplicações do metal nessa indústria, especialmente para a fabricação de peças de automóveis e ônibus.


No Brasil, a Novelis fornece chapas industriais para a confecção de peças automotivas e mantém uma parceria com a empresa Scórpios Indústria Metalúrgica Ltda.. Esta peça era importada até 2002, período em que a Scórpios passou a produzi-la e comercializá-la no mercado interno, graças a esta parceria, na qual a Novelis fornece a matéria-prima.


"A oportunidade das montadoras adquirirem os defletores de calor no Brasil possibilitou uma redução de custos e eliminou problemas com questões como frete e câmbio," destaca o gerente comercial da Scórpios, Flávio C. Trovo.


De acordo com o gerente comercial, Antonio Carlos de Assis, há possibilidade de o mercado brasileiro incrementar o uso do alumínio em carros, o que já ocorre na Europa e nos Estados Unidos. No exterior, por exemplo, a Novelis Inc. será a única fornecedora de chapas de alumínio para o novo sedan Jaguar XJ. De acordo com a montadora, o carro com estrutura de alumínio fará o XJ pelo menos 150 quilos mais leve quando comparado a seus principais concorrentes, aprimorando, assim, sua performance. O uso do metal também oferecerá maior resistência, requinte e segurança ao veículo.


"Há muito espaço para inovação. O uso deste metal no setor de transporte diminui o peso do veículo, e, consequentemente, aprimora sua potência e traz maior rentabilidade às empresas," informa Assis.


É importante ressaltar também que, entre as qualidades do alumínio, está o fato de ser um metal que pode ser infinitamente reciclado, sem perder suas características originais. "O mundo no século XXI pensa constantemente na conservação do meio ambiente e em práticas sustentáveis para os negócios. E o alumínio é o material ideal para esse cenário," observa o executivo.


Enquanto empresa que busca trabalhar em conjunto com clientes no Brasil para atender às suas necessidades e se antecipar a elas, a Novelis prevê desenvolver novos produtos que atendam às demandas das montadoras.


QUALIDADE E SEGURANÇA


Carros, caminhões e ônibus que utilizam alumínio em sua estrutura são mais rápidos e econômicos. A substituição do aço ou do ferro fundido por alumínio, em aplicações do setor automotivo, pode diminuir em até 50% do peso do veículo, aprimorando, assim, o seu desempenho.


O alumínio, por ser mais leve do que os demais metais, também permite maior capacidade de carga, com menor consumo de combustível e emissão de poluentes ao meio ambiente. Além disso, esse metal absorve duas vezes mais a energia de impacto em uma colisão e oferece o dobro da resistência quando comparado ao aço.

Fonte:www.oserrano.com.br


pesquisar neste blog
 
links