publicado por adm | Domingo, 18 Abril , 2010, 00:23

O alumínio é um metal flexível, é muito utilizado para fabricar utensílios de cozinha e recipientes.

Mas o alumínio é prejudicial para a saúde e o meio ambiente, porque solta resíduos facilmente.

As panelas de alumínio contaminam a comida intensamente, para você ter uma idéia pesquisas na Universidade do Paraná demonstrou que as panelas vendidas no Brasil deixam resíduos de alumínio nos alimentos que vão de 700 a 1.400 vezes acima do permitido.

Isso só de preparar a comida. Se a comida ficar guardada na panela por algumas horas, ou de um dia para o outro, este valor pode triplicar ou quintuplicar.

O seu organismo está sendo todo prejudicado, o alumínio deposita no cérebro, causando o mal de alzheimer ( esclerose mental precoce) e expulsa o cálcio dos ossos, produzindo  a ostoporose.

Este cálcio vai se depositar em outros lugares, produzindo: bursite, tártaro nos dentes, bico de papagaio, cálculos renais. E também vai para dentro de suas artérias, estimulando a pressão alta e a possibilidade de isquemias cardíacas (infarto), cerebrais (trombose) e genitais (frigidez e impotência).

 

Abaixo sugerimos  materiais que podem substituí-lo, com menor ou nenhum efeito nocivo.

Obs:

Procure consumir os produtos enlatados nas primeiras 24 horas depois de abrir a lata.

-Evite utilizar panelas, travessas e outros utensílios de cozinha de alumínio.

-Faça um teste muito simples para comprovar como as partículas de alumínio se soltam facilmente, pegue um guardanapo de papel e esfregue em uma panela ou frigideira de alumínio. Você notará que o papel ficará manchado de prateado.

-Se todas as suas panelas são de alumínio, evite que esses resíduos acabem no seu prato. Para isso, não raspe a panela para retirar os alimentos que estiverem grudados porque eles também poderão estar contaminados pelo alumínio.

-Reduza o uso de papel-alumínio para guardar alimentos no freezer e para esquentar comida.

-Leia as especificações do produto antes de comprá-lo para calcular os riscos para a saúde.

-Os alimentos vendidos em latas de alumínio não apresentam o mesmo problema porque são protegidas por dentro com um isolante.  Mas é preciso, antes de comprá-los, conferir se a lata não está amassada ou danificada de alguma forma.

-Se a película protetora se romper nos lugares afetados, o alumínio entra em contato com o produto.

-Veja também se as tampas não estão estufadas. E se você pressioná-las e elas não voltarem à posição, não consuma o produto dessa lata.

-Evite manter alimentos nas latas ou recipientes de alumínio já abertos.
A única maneira segura de conservar alimentos enlatados é fechando as latas a vácuo.

-Quando abrir a lata, retire o alimento e coloque-o em um recipiente de outro material.

Substitua as latas por potes de vidro ou plástico.


pesquisar neste blog
 
links